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Foto do escritorJuliana Fidêncio Frederick

Você sabe o que é um passivo trabalhista?



você gerencia o seu passivo trabalhista? Você sabe quantificar o seu passivo trabalhista (qual o tamanho)?


Se você respondeu NÃO para qualquer uma das perguntas, você está correndo um risco que pode de inviabilizar a continuidade do seu negócio.


O passivo trabalhista é a soma de todas as dívidas geradas quando a empresa deixa de cumprir a legislação trabalhista ou recolher corretamente os encargos sociais (FGTS, INSS, etc). O passivo trabalhista é oculto e se manifesta quando o empregado ajuíza uma Reclamação Trabalhista contra sua empresa. É neste momento que a conta chega. E ela pode ser grande, pois o funcionário pode cobrar as dívidas existentes nos últimos 05 anos de trabalho.


Um simples descuido pode se transformar em uma dívida capaz de inviabilizar a continuidade do seu negócio, principalmente se você for um pequeno empresário. Geralmente esse descuido ocorre em situações aparentemente “inofensivas”, como por exemplo o pagamento irregular de horas extras, concessão de férias em desacordo com a legislação, ausência de controle efetivo de jornada, dentre outros. Ou mesmo por situações mais graves, como a manutenção de funcionários sem registro em CTPS.


O fato de sua empresa nunca ter recebido uma Reclamação Trabalhista não é garantia de que você não possui um passivo trabalhista.


A única forma de você, empresário, conhecer o seu passivo e reduzi-lo a ponto de não ser surpreendido por uma Reclamação Trabalhista é estudando profundamente a legislação e sua correta aplicação ao caso concreto, regularizando os erros do passado e diligenciando para que outros não sejam cometidos. Isso demanda conhecimento aprofundado, tempo e dedicação quase exclusiva.


É neste momento que entra a figura da CONSULTORIA TRABALHISTA, que nada mais é do que a atuação de um advogado especializado que irá garantir que as questões de rotina e estratégias da sua empresa sejam solucionadas de modo eficaz, sem passar pelo Poder Judiciário, MINIMIZANDO GASTOS E TRANSTORNOS e, principalmente, promovendo o CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO.


A consultoria trabalhista é um serviço que somente trará benefícios para sua empresa, independente do tamanho dela. E os três principais são:

- Economia, pois a consultoria trabalhista irá identificar as possíveis violações à legislação e adequar as medidas a serem tomadas para que elas não ocorram. Prevenir ações trabalhistas irá contribuir para a saúde financeira da sua empresa.

- Ao contratar um serviço de consultoria trabalhista você terá Tempo e tranquilidade para dedicação ao objeto do negócio, o que também contribuirá para o crescimento da sua empresa

- os seus funcionários sentirão mais segurança e isso contribuirá para um ambiente de trabalho sadio. Um relacionamento harmônico entre a empresa e os seus funcionários irá resultar em motivação. Funcionários motivados trabalham mais e melhor, contribuindo para o crescimento da sua empresa.


Diante de todos os benefícios apontados, fica claro que a contratação de uma consultoria trabalhista nunca será um custo para sua empresa, mas sim um investimento.


Se este assunto é relevante pra você, se você ainda tem dúvidas sobre como resolver esta questão, entre em contato conosco que podemos te ajudar.




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